Guitarras acústicas - Os melhores afinadores

Afinar seu violão é o primeiro passo em sua carreira de guitarrista. Seja por habilidade, talento ou tecnologia, você deve ser capaz de afinar seu violão.

Um obstáculo comum para aprender a afinar um violão é uma certa resistência natural para adquirir novos conhecimentos. Essa relutância está presente em todos em algum grau. A perspectiva de aprender a afinar um violão de ouvido pode encher algumas pessoas de uma sensação de pavor.

Antes de começarmos a lidar com o trabalho de afinação, precisamos esclarecer qual corda é qual. A primeira corda é a corda estreita mais próxima do seu joelho quando você se senta com o violão na posição de tocar. A sexta corda é a mais larga e está mais próxima do queixo.

E a afinação é assim:
1ª corda é "E"
2ª string é "B"
A 3ª corda é "G"
A 4ª corda é "D"
5ª corda é "A"
A 6ª corda é "E"

O pitch da guitarra toca as notas quando você sopra para que você possa comparar os sons com a sua guitarra.

Um diapasão, quando você bate no joelho e o segura no corpo do violão, emite a nota que você obtém ao tocar a harmônica na quinta casa da quinta corda. Depois de acertar essa nota, você afina o resto das cordas na quinta corda.

Se você já experimentou os métodos de afinação de guitarras usando um pitch pipe ou diapasão e ainda não se sente muito confiante em suas habilidades de afinação, então você pode pensar em adquirir um afinador de guitarra que tenha um auxílio visual para afinação. Você sempre pode testar sua habilidade de vez em quando afinando sua guitarra sem o afinador e vendo como você se tornou preciso.

Você também pode usar um instrumento de teclado para afinar sua guitarra. Comece encontrando no teclado a nota E abaixo do dó médio. Em seguida, desça OUTRA OITAVA para afinar a sexta corda do violão. Isso ocorre porque a música da guitarra é escrita uma oitava acima do que realmente soa em comparação com um piano!

O afinador de violão eletrônico é a maneira mais simples de afinar seu violão. Você dedilha a corda da guitarra e observa o indicador no afinador para ver o quão perto você está da nota correta. Existem também afinadores de guitarra que você pode obter gratuitamente na internet que funcionam da mesma maneira.
Afinadores de guitarra online freqüentemente tocam as notas para você, e você usa seu ouvido para ver se sua guitarra está afinada.

Voltar aos artigos